Mitos e Verdades sobre o secador e a chapinha

Oi Meninaaaas, tudo bom?! O findi ta a tooodo vapor né? Aproveeeitem que passa rapidiiinho! ;D Hoje o assunto é sobre algo que eu adooooroo falar e tenho certeza que vocês também aaamaaam né blogirls? Cabelos! Cabelos! Cabelos! Tão queridos, tão odiados. Um dia acordam divos e no outro mais parecem uma floresta densa de palhas de coqueiro hahaha. Fico aqui imaginando, se foi em uma dessas  brigas intermináveis com o cabelo, que parece ter personalidade própria, que na década de 20/80 nossos amigos inventores resolveram criar as chapinhas e secadores.




Momento constrangedor, mas vou contar pra vocês: A algum tempo atráaas, quando eu era adolescente e a chapinha ainda era novidade... lembro de usar o ferro de passar roupa pra alisar o cabelo acreditam? kkkkk, deu certo! Maaaaas por conta disso, hoje tenho 2 cicatrizes no braço e ombro. Graças a Deus não demorou muito ganhei uma chapinha e parei de ser sapeca. :x Hoje em dia, meu secador é meu best, kkk. Quando estou de cabelos cacheados, ninguém me reconhece, a maioria dos meus amigos estão acostumados com os "meus lisos" e até se assustam quando eu deixo meus cachinhos a mostra, hahahaha. Mas vamos combinar meninas, o secador e a chapinha são invenções maravilhosas que revolucionaram a história de muitas mulheres pela praticidade e liberdade que permitem não é?! É siiim! hehehe.

Ai entra aquela história: Ahhh, mas isso queima a fibra capilar! E não volta mais pro que era antes! Ah, e quebra o cabelo toooooodo, fica seco, áspero, não cresce mais e fica caindo até você ficar careca! Caaalma! Parou! Nada de se desesperar quando o assunto for o cuidado com acessórios que aquecem as madeixas, pelo menos metade disso não é assim... hehehe. O assunto de hoje vai abordar alguns mitos e algumas verdades sobre a chapinha e o secador tão indispensáveis em determinadas situações, e mostrar como prevenir alguns danos capilares. Eu trouxe pra vocês algumas perguntas e respostas de profissionais qualificados no mercado que tirei de um artigo no site Corpo a Corpo, vamos lá:

1. Passar a prancha nos fios úmidos acaba com a saúde do cabelo?


Verdade

“A prancha, assim como o secador, resseca os fios, deixando-os quebradiços. Só é aceitável aplicar a piastra sobre os fios úmidos quando essa for a etapa de algum tratamento, já que ela ajuda a fixar os ativos no cabelo”, explica Claudio Ferraz, cabeleireiro do salão Crystal Hair (RJ).

2. Secar cerca de 40% do cabelo antes de começar a escová-lo ajuda nesse processo?

Verdade

“Ajuda muito. Gastamos muito mais tempo se começarmos o processo da escova com 100% dos f ios úmidos, o que também irá provocar mais danos a eles. A pré-secagem de 30% a 40% das madeixas torna a escova mais prática e menos agressiva”, comenta Guilherme Guedes, cabeleireiro do salão Ophicina do Cabelo (RJ).

3. O creme termo ativado protege o fio do secador e da prancha?

 Verdade

“Principalmente os produtos que possuem silicone e queratina em sua fórmula, já que além de formarem uma película protetora ao redor do fio, ajudam a selar as cutículas, eliminando o frizz”, ensina Claudio Germano, cabeleireiro (SP).

4. A toalha quente potencializa a máscara de hidratação?

Verdade

“A toalha quente, assim como a touca térmica, é muito útil nas hidratações feitas em casa, já que ajuda a abrir a cutícula das fibras capilares, facilitando a absorção dos ativos”,diz Claudio Germano.

5. Secador e chapinha são os piores inimigos dos fios?

 Mito

"Não, desde que usados da maneira correta, ou seja, com a aplicação prévia de um leave-in termoativado para proteger  os f ios."

6. O calor da prancha fecha a cutícula dos fios?

Mito

"A piastra só surtirá esse efeito se for usada em um tratamento cauterizante, que pode ser realizado apenas nos salões de beleza. Os acessórios de uso caseiro só ajudam a deixar o cabelo mais liso, mas não alteram em nada as cutículas da fibra capilar."

7. O uso excessivo do secador para alisar os fios cria um efeito memória no cabelo?

Verdade

Se o aparelho for utilizado com a temperatura muito elevada e durante muito tempo na mesma parte do fio, pode criar, sim, uma memória, principalmente nas pontas, que são mais sensíveis, danificando-as.

8. Usar secador todos os dias deixa o cabelo ressecado e sem brilho?

Verdade

“Por isso mesmo é que devemos usá-lo com cuidado”, ressalta Claudio Ferraz. Para que isso não aconteça, lembre-se de aplicar um creme termo ativado antes de começar a usar o aparelho e faça hidratações quinzenais.

9. A chapinha é mais agressiva nos fios tingidos?

Verdade

"O cabelo com tintura já é mais sensível do que o natural por causa da ação da química. Ao aplicar a chapinha, ele pode ficar mais ressecado ainda. Isso sem falar que o calor excessivo pode até mesmo levar ao desbotamento da cor, deixando-o opaco."

10. A água quente do chuveiro deixa os fios oleosos?

Verdade

"Afinal de contas, ela ajuda a estimular a oleosidade do couro cabeludo, ao deixar os seus poros abertos. Por isso, os profissionais sempre indicam que o último jato da lavagem do cabelo seja frio."

11. O creme termoativado deixa o cabelo pesado?

Mito

"Assim como qualquer produto para o cabelo, ele deve ser aplicado na dose e da maneira adequadas para que ele não fique pesado e com aspecto bem oleoso."

Então blogirls, espero que este artigo tenha ajudado vocês a conhecer um pouquinho mais do que pode ou não danificar o cabelo e quais os comportamentos a serem tomados para ajudar os fios a ficarem belos! Eu amei saber como posso ajudar a cuidar da saúde dos meus cabelos já que sou usuária apaixonada por um sacador, hahaha. Beijooocas meninas e até o próximo post ;D

2 comentários:

  1. Muito legal o post Dani.
    Realmente a gente se engana com esses mitos rsrs.
    Eu já passei a chainha numa mecha de cabelo úmida uma vez. Erradíssimo hein.Hahaha
    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post! Adorei!
    Uso secador e chapinha sempre. De fato, eles acabam com o cabelo, mas se tiver uma rotina de tratamento associada, vc nem percebe esses efeitos negativos.
    Bjs
    ~

    www.digoporai.com

    ResponderExcluir